Cada vez mais a medicina avança e contribui para o aumento da expectativa média de vida. Isso não é novidade, mas como isso se traduz na realidade? Muitos idosos vivendo mais, mas com qualidade de vida diferente da almejada pela maioria.
Nem todos têm autonomia para tomar banho, fazer suas compras ou realizar atividades básicas do dia a dia. Viver mais é bom. Entretanto, para ser excelente, precisa ser com qualidade e, principalmente, autonomia. Concorda?
Sendo assim, daremos 3 motivos para o idoso fazer musculação. Se você é idoso ou tem avós em casa, leia com atenção.
1 – Melhoria da força muscular e hipertrofia
A força muscular é a principal qualidade física para autonomia do idoso, seja para levantar-se da cadeira, carregar sacolas ou manter-se de pé com segurança e equilíbrio. Ao longo dos anos vamos nos acomodando, aproveitando o conforto que a tecnologia nos oferece e prejudicando cada vez mais nossa saúde.
Diferente do que muitos pensam, a musculação é uma das modalidades mais seguras para o idoso praticar, além de ser a que reúne boa parte dos benefícios necessários para autonomia no dia a dia.
Ter sistema cardiopulmonar bem treinado na terceira idade traz muitos benefícios para a saúde, mas recuperar a força e hipertrofiar a musculatura gera autonomia em menor espaço de tempo.
Se você pensa que a musculação não traz benefícios para o sistema cardiopulmonar, não se engane, pois o programa pode ser planejado para este fim também.
2 – Fortalecimento dos ossos
Osteoporose e osteopenia são muito comuns na terceira idade, o que pode acarretar em acidentes sérios. Não é raro, por falta de força e equilíbrio, idosos sofrerem quedas acompanhadas de fraturas. Sabemos que a recuperação nem sempre é total e acaba gerando estresse emocional por conta das limitações que os acidentes impõem.
O que poucos sabem é que nem sempre a fratura ocorre por causa da queda. Em muitos casos, a queda que ocorre por causa da fratura, justamente pela fragilidade que o sistema locomotor se encontra por conta do avanço da idade e da inatividade física.
Conforme vamos negligenciando a prática de exercícios ao longo dos anos, nossa musculatura perde força e os ossos e articulações ficam mais propensos a sofrerem consequências, ou seja, ficamos cada vez mais frágeis.
Os melhores exercícios para manter uma boa saúde óssea são os de força (musculação) e os de impacto (caminhadas, corridas, etc). Vale ressaltar que nem todos os idosos conseguem correr e devem consultar um profissional habilitado para avaliação dessa possibilidade. A musculação está ao alcance de todos, pois pode-se treinar com uma carga menor do que a do peso corporal, o que seria impossível na caminhada ou corrida.
Além de promover a remodelagem óssea, a musculação, através do aumento da força e hipertrofia muscular, pode ajudar bastante no metabolismo do idoso, que também sofre queda ao longo do tempo por conta da inatividade.
3 – Independência
Na verdade, este motivo é uma união dos 2 anteriores. Além de aumentar a capacidade física do idoso para atividades do dia a dia, reduz-se bastante a possibilidade de fraturas por conta da fragilidade que surge com o tempo.
Como você gostaria de viver ao longo dos anos? Com autonomia, temos certeza.
Não pense que a idade avançada é impedimento para começar. Pelo contrário! Quanto mais velho, mais indicado treinar força muscular em um ambiente controlado e com profissionais especializados. Você encontra isso tudo na Academia Nadar.
Esperamos seu contato!!!